A Cenoura

A Cenoura

A PraçaJul 13, '20

A cenoura é um dos vegetais mais ricos em betacaroteno.

Crocante, saborosa e muito nutritiva, esta é a melhor definição da cenoura. Rica em água e fibra, e com quantidade reduzida de hidratos de carbono e quase inexistente de lípidos, a cenoura é ainda uma excelente fonte de vitamina A, potássio, cálcio e antioxidantes.

Quando consumir? Janeiro a Dezembro

Que benefícios?

A cenoura é rica em betacaroteno, licopeno e luteína, os quais atuam em conjunto para preservar a visão, incluindo a visão noturna. O betacaroteno, um carotenóide antioxidante responsável pela tonalidade laranja da cenoura, é convertido em vitamina A pelo organismo. Esta vitamina além de promover a saúde ocular, é igualmente importante para o correto crescimento e desenvolvimento dos ossos bem como para estimular o sistema imunitário.

Uma vez que é rica em fibra, nomeadamente em pectina, a cenoura ajuda a regular o trânsito intestinal e a reduzir a absorção de colesterol a partir do trato digestivo, além de promover uma maior sensação de saciedade. Desta forma, ajuda igualmente a proteger contra o cancro do cólon e do estômago e a estabilizar o nível de açúcar no sangue. O elevado teor de fibras, aliado à reduzida quantidade de calorias, tornam o consumo de cenoura numa excelente estratégia para ajudar na perda de peso.

Como tirar o melhor proveito?

Comer fresca

A cenoura começa a perder gradualmente o seu teor de betacaroteno assim que é colhida, pelo que deve ser consumida o mais rapidamente possível. Ao comprar, evite escolher as que apresentem partes mais escuras e moles/envelhecidas. Privilegie a cenoura cozinhada à crua, uma vez que a cozedura aumenta a biodisponibilidade e absorção do betacaroteno pelo organismo.

Combinar com uma fonte de gordura

Uma vez que a vitamina A e os seus percursores, como o betacaroteno, são solúveis em gorduras (lipossolúveis), ao combinar a cenoura com uma fonte de gordura (azeite, abacate, frutos secos, sementes), aumenta a absorção dos seus nutrientes.

As cenouras provenientes de agricultura convencional contêm resíduos de pesticidas. Sempre que possível, opte pelo consumo de cenouras biológicas. Não deixe de provar as da Praça.

Como utilizar?

Todo o ano

Seja em pratos quentes e reconfortantes nas estações mais frias ou em receitas leves e refrescantes nos dias mais quentes, a cenoura fica bem em qualquer ocasião. Sopas, estufados, sumos, batidos, saladas, pickles, ...  são inúmeras as possibilidades. Aproveite ainda a doçura deste vegetal para adoçar naturalmente as suas receitas de papas, panquecas e bolos!

Rama da cenoura

A rama da cenoura é igualmente rica em proteínas, minerais e vitaminas, pelo que pode e deve ser aproveitada. Experimente adicionar pequenas quantidades a saladas e estufados, utilizar como erva fresca picada, ou ainda na preparação de um delicioso pesto. Uma vez que apresenta propriedades diuréticas, pode ainda optar por preparar uma infusão com as partes superiores da cenoura.

Sugestão da Cozinha da Praça

Saladinha de cenoura à Algarvia, com alho, coentros, um toque de vinagre e um fio de azeite*.

*Sugerimos o azeite Algarvio Monterosa Picual, cujo picante ligeiro contrasta na perfeição com o doce da cenoura.

Cenoura da Praça:

Cenoura Bio