A Framboesa

A Framboesa

A PraçaJul 13, '20

A framboesa é uma das frutas mais ricas em nutrientes e baixa em calorias.

Forte em vitamina C e manganês, a framboesa é também uma excelente fonte de fibra. Contém ainda quantidades consideráveis de vitamina A e do complexo B (B1, B2 e B6), assim como de potássio, cálcio e fósforo.

Quando consumir? Junho a Setembro

Que benefícios?

A framboesa é rica em compostos antioxidantes, nomeadamente quercetina e ácido elágico, os quais ajudam a reduzir o risco de diversas doenças crónicas como cancro, doenças cardiovasculares e diabetes. Além de ajudarem as células a combater o stress oxidativo, mostram-se ainda capazes de reverter alguns dos danos já instalados. As suas propriedades anti-inflamatórias são ainda um aliado na redução dos sintomas associados à artrite.

Uma vez que é baixa em hidratos de carbono e rica em fibras, a framboesa é uma das frutas que menos impacta os níveis de açúcar no sangue. Este baixo impacto é ainda justificado pela elevada presença de taninos, os quais bloqueiam a enzima digestiva envolvida na digestão do amido, o que significa que a quantidade de hidratos de carbono absorvidos após a refeição será menor.

As cetonas presentes nas framboesas, e responsáveis pelo seu aroma, ajudam a regular o metabolismo basal e na eliminação de gorduras pelo organismo, prevenindo a acumulação de gordura no fígado e auxiliando na perda de peso.

Como tirar o melhor proveito?

Conservar

A framboesa fresca tem um tempo de prateleira bastante curto, pelo que deve ser consumida em poucos dias após a compra. Por isso, nada melhor do que aproveitar para congelar durante o Verão, quando se encontra na sua época, e usufruir destas bagas durante todo o ano. As framboesas ficam perfeitas em receitas de sumos e batidos, como topping de papas e panquecas, para preparar molhos e compotas, e muito mais!

Comer bio

Uma vez que estas bagas não possuem casca, e como tal não podem ser descascadas, é ainda mais importante que sejam provenientes de agricultura biológica. Não só serão mais nutritivas e saborosas, como o seu poder antioxidante será ainda maior.

Não deixe de provar as framboesas biológicas da Praça.

Como utilizar?

Ao natural

A framboesa fresca fica perfeita em tantas combinações: numa simples taça de fruta, a acompanhar um iogurte, num delicioso sumo ou batido, numa refrescante salada de Verão, em doces e sobremesas... aproveite a doçura e cor vibrante desta baga!

Infusão folhas framboesa

Uma vez que a folha da framboesa é rica em taninos, ajudar a tonificar e fortalecer o útero durante a gravidez, na fase final da gravidez (após as 34 semanas). Além de tornar as contrações menos dolorosas, pode ainda ajudar a encurtar a duração do parto e a reduzir o risco de hemorragias graves. Pode preparar a infusão com 1 a 2 g de folhas de framboesa e tomar 2 vezes por dia, não devendo exceder esta dose.

Sugestão da Cozinha da Praça

Experimente combinar framboesas e folhas de manjericão no molho de um assado de carne de porco. A acidez da framboesa dará um toque especial.